Sua Empresa está preparada para o Consumidor 4.0?

Com o advento da internet, o Google realizou estudos e chegou à conclusão que o ciclo de compra mudou. O consumidor continua recebendo estímulos da mesma forma que antes, pelos anúncios ou pelas reportagens. No entanto, antes de ir até o ponto de venda obter mais informações com a própria empresa, ele vai para a internet e é lá que, na maioria das vezes, ele toma a decisão de comprar ou não. Segundo as pesquisas do Google, no caso de compra de carro, o consumidor só vai até à concessionária quando já está com 97% da compra decidida. A seguir, mais alguns detalhes sobre o Consumidor 4.0:

Tecnologia

Querendo mais personalidade, proximidade de valores e alinhamento ao pensamento, o consumidor 4.0 tem e exige uma comunicação e relação mais digitalizada.

As redes sociais têm um impacto muito grande na vida da sociedade, e o consumo refletiu isso. Mais do que simplesmente ter um perfil nas redes sociais, as empresas precisam ter uma atuação adequada.

A forma com que se realiza o atendimento, por exemplo, é um dos fatores mais considerados pelo consumidor 4.0. Ele quer canais digitais em que possa se comunicar, de modo que faça isso dentro de seus hábitos diários. Se ele usa a internet para tudo, também quer ser atendido por ali.

Experiência

O produto já não é mais o foco exclusivo na relação de clientes com empresas, a experiência completa de consumo tem grande valor, sendo capaz de reter ou afastar de vez um cliente.

Ofertar o seu produto já não basta maiso consumidor precisa ser envolvido em um processo muito mais completo. O aumento da informação e opções de empresas tornou o consumidor mais exigente. Ele quer um ciclo positivo, desde a pesquisa até a compra

Proximidade do público

O cliente não deseja mais apenas consumir, ele quer influenciar, ser ouvido e ter seus desejos traduzidos em produtos e serviços. Quanto maior a relação de abertura para isso, mais engajamento as marcas conseguem.

As redes sociais podem abrir espaço para essa experiência, mostrando o cotidiano da empresa, ou por meio de campanhas que solicitem alguma ação do público. Com ações de engajamento o público se sente mais próximo e mais importante para a marca.

 

O conceito de consumidor 4.0 vai muito além de apenas três exemplos, é muito mais amplo. O importante é sempre estar atendo e buscando conhecer quem se relaciona e se interessa pela sua empresa, e isso varia muito.

Conhecer seu público e seus interesses vão te auxiliar muito mais na hora de ofertar produtos e em como ofertá-los, se atente sempre a isso.

 

 

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