Entenda a diferença entre Marketplace e E-commerce

Entenda a diferença entre Marketplace e E-commerce.

Com certeza você já ouviu falar nesses dois nomes: marketplace e e-commerce. Talvez, também tenha pensado que ambos são a mesma coisa, mas não é exatamente assim.

Na prática, os dois modelos de plataforma são lojas online tradicionais. As marcas vendem os produtos por lá, sem nenhuma diferença. O que acontece é que o modo de funcionamento é bem diferente, só que nem sempre isso impacta o consumidor.

O marketplace

No marketplace, o funcionamento é um pouco diferente, é uma plataforma online que reúnem produtos de diversas lojas oferecendo uma gama muito mais ampla de itens. Normalmente com foco em um segmento específico.

O consumidor compra da marca que é dona do varejo digital, ou seja, daquele site, porém, os produtos são de outras marcas. Em outras palavras, o marketplace é uma grande vitrine em que diversas empresas expõem seus itens.

O e-commerce

O e-commerce é uma loja online tradicional em que a marca vende seus próprios produtos, cuidando de todo o processo, desde a compra até a entrega.

Naturalmente, nesse processo, pode haver a terceirização de algum serviço, mas a certeza é de que o produto adquirido vem diretamente dessa empresa. A marca só vende ao consumidor o que ela tem em seu estoque próprio e que faz parte de seu catálogo de produtos.

 

Além dessas duas diferenças mais básicas, que se referem justamente ao modelo de negócio, essas plataformas de varejo têm um modo de funcionamento único.

Isso também impacta uma série de outras questões, como o investimento e a operação logística. São questões muito importantes e que devem ser conhecidas a fundo, seja por gerentes e empresários, seja pelo consumidor.

 

 

Descubra como Aprimorar e Maximixar a Eficiência do Seu Departamento de Compras e/ou Vendas

Faça o teste agora!